sábado, 27 de Abril de 2024  13:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-09-2014

Ílhavo: Concessionários de praia obrigados pela ACT a estabelecer contratos de trabalho com nadadores.


Da prestação de serviço com recibos verdes ao contrato de trabalho. As associações que gerem as equipas de nadadores salvadores ...

Da prestação de serviço com recibos verdes ao contrato de trabalho. As associações que gerem as equipas de nadadores salvadores estão em polvorosa com a obrigação de estabelecer contratos de trabalho durante a época balnear. A Câmara de Ílhavo lamenta que a questão tenha sido levantada em pleno mês de Agosto.

“Acho caricato que isto só aconteça aqui na nossa zona, em Ílhavo, Vagos e Mira. Mas já não acontece na zona Norte. Quem participa nestas actividades são jovens estudantes que fazem daquilo trabalho de férias para ajudar a suportar o ano escolar. Depois ficam inscritos na segurança social e se, amanhã, quiserem concorrer a uma bolsa de estágio não o podem fazer. Se pagam os impostos com recibo verde, não entendo que se faça disto profissão uma vez que a época balnear são dois ou três meses. Não entendo a posição da ACT mas estamos em estado de direito e temos que cumprir”, afirma Marcos Ré, vereador da Câmara de Ílhavo que tutela a segurança nas praias.

Fernando Caçoilo foi mais longe e diz que as comunidades locais são afectadas. “O Estado é que devia assumir. Imputar estes custos a concessionários e câmaras é o mesmo que colocar as pessoas a pagar à PSP e à GNR. O Estado devia assumir as suas competências”.

Pedro Martins, vereador do PS, considera que o caso merece reflexão já a pensar no Verão de 2015 e na avaliação das relações laborais. “O que está em causa é saber se os nadadores estão numa hierarquia, com horário e com relação laboral. Mas o que a ACT defende pode não ser assumido pelos concessionários como relação de trabalho. Caso não concordem os concessionários devem defender a sua posição”.

O presidente da Câmara de Ílhavo lembra que a questão foi colocada em pleno mês de Agosto na sequência de uma inspecção. “A associação recebeu a intimação a meio do `campeonato´ e teve receio. O que estamos a fazer é tentar ajudar”.

"Podemos estar a complicar a questão e corremos risco de ficar com menos zonas vigiadas no futuro. Isto é tão pontual e tão limitado no tempo que ainda acabamos com tudo".

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®